sexta-feira, 12 de agosto de 2011

USO E HARMONIZAÇÃO DOS QUEIJOS DE CABRA CAPRILAT COM VINHOS

Vale a pena degustar a premiada linha de queijos de cabra Caprilat, presente nos mercados cariocas. O badalado sommelier Dionísio Chaves deu dicas de harmonização de vinhos com os queijos. 

O Caprino Esférico, similar aos renomados queijos “Creme Bola”, é cremoso, com sabor delicado e acidez mediana. ideal para sanduíches com presuntos crus (tipo Parma) e para acompanhar saladas com folhas verdes e figos frescos. De acordo com o sommelier, harmoniza bem com vinhos brancos secos leves e com boa acidez, como os produzidos com uva sauvignon blanc.

“O tipo Caprino Serrano, que é muito cremoso, com sabor pronunciado e levemente adocicado, harmoniza com vinho branco de média estrutura, como o produzido com uva chardonnay”, avalia Dionísio. Vale ressaltar que esse tipo é semelhante aos queijos holandeses como o gouda e convém degustá-lo com torradas e geléia de gengibre ou pimenta.

Já o Gran Caprino pode ser degustado com vinhos brancos estruturados e tintos de médio corpo, como os produzidos com as uvas syrah e malbec, uma vez que, similar ao Emmenthal e Maasdam, tem textura consistente, bela intensidade e persistência de sabor, com um fundo de boca levemente salgado e nota de especiarias, segundo Chaves. O queijo é excelente para acompanhar risotos e massas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário