quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dicas de consumo do queijo emmenthal - Por Tande Bittencourt


O queijo emmenthal é, sem dúvida, maravilhoso! Que tal saboreá-lo de maneira criativa? O chef do moderninho Restô Ipanema, Tande Bittencourt, dá ótimas dicas para o seu dia a dia gastronômico!

- Uma boa fatia de emmental combina bem com quais outros alimentos?

TANDE BITTENCOURT: O ementhal, por ser um queijo com sabor suave, combina com quase tudo. Ele pode ser usado para gratinar, pode ser ralado, pode ser derretido, pode ser comido em seu estado natural como aperitivo... Combina muito bem com alimentos com sabores pronunciados como a cebola, o alho, a pimenta dedo de moça, o gengibre, o cominho, etc.

- Qual é a sua forma preferida de consumir o emmental?

TB: Um bom croque monsieur feito com ementhal e um bom presunto de parma, ou pata negra cortados bem fininhos sobre uma fatia de pão italiano de boa qualidade e gratinado no forno bem quente na parte de cima. Hum... Delícia!

- Quais são os momentos mais indicados para consumir o servir o emmental?

TB: O ementhal, como eu já disse, é um queijo muito eclético. Ele pode ser servido desde o café da manhã num sanduíche; no almoço, ralado sobre uma massa; no jantar, sobre um filé e como aperitivo, simplesmente no palitinho com uma geléia de pimenta, ou com alguma pastinha de alho e cebola, com azeitonas ou um molho à base de ervas e azeite, degustado com um bom vinho tinto cabernet sauvignon.

- Em preparos culinários? Como usar o emmental? Em quais receitas ele é indispensável? E em quais ele dá um toque de originalidade?

TB: Seguindo a tradição suíça do fondue, o ementhal é o queijo ideal. Derretendo o queijo suavemente misturado com um bom vinho branco no fogo baixinho, adicionando um pouco de leite ou creme de leite e ralando uma noz moscada por cima.

- Se você chegasse em casa com fome, quisesse preparar um prato rápido e o único queijo disponível fosse o emmental : o que prepararia? Pode explicar rapidamente como fazer? Não vale sanduíche, ou melhor, só vale sanduíche se for muito original...

TB: Eu pegaria minha massa de choux, que uso para fazer profiteroles que já estaria menos macia por estar na geladeira, ralaria o ementhal rechearia o profiteroles e colocaria no forno para gratinar. É um excelente snack! Fica parecendo uma bolinha de queijo só que não é frita e é mais gostosa!

- Gostaria de dar outras dicas ou acrescentar comentários sobre este tipo de queijo?

TB: Outra boa forma de se utilizar o ementhal é misturado com outros queijos e cebola, pra fazer o welsh rarebit. Prepara-se a pasta de queijo, espalhando-a sobre uma torrada e levando ao forno. Também já usei o ementhal como a "tampinha" pra fechar um tomate recheado com legumes, como um tomate provençal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário