quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Livro Guia dos Guias, de Boni e Ricardo Amaral

Amigos de longa data, Boni e Ricardo Amaral viajam o mundo em busca de boa gastronomia e estão sempre antenados a restaurantes estrelados e novas tendências do mercado gourmet. Não é à toa, fornecem aos amigos listas de onde ir em cada lugar do mundo. Dessa experiência nasceu o Guia dos Guias, apresentado em três categorias: OS 100+ DO MUNDO, OS RECOMENDADOS E PARA VER & SER VISTO.



São 371 endereços, com comentários sobre cada um deles e está à venda inicialmente na Livraria da Travessa.


Para os amantes de boa gastronomia, vale a pena comprar o recente roteiro para auxiliá-lo em busca de um bom restaurante na sua próxima viagem. 

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Festival de Trufas na Locanda della Mimosa



A dica do final de semana é saborear o evento mais esperado do ano: O Festival de Trufas da Locanda della Mimosa. O chef Paulo Duarte preparou um menu especial, para o delírio dos comensais de plantão. 
O desfile da iguaria começou ontem e vai até domingo, dia 08, na charmosa pousada, em Petrópolis. O menu degustação é apreciado em nove etapas.


Os pratos podem ser harmonizados com alguns dos seiscentos rótulos da adega La Cave, da Locanda. Subterrânea, com oito metros de profundidade, talvez seja a única real em um restaurante no Brasil. Lá descansam, à temperatura ideal e sempre ao som de uma ópera, vinhos de todo o mundo, organizados por países. 

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Um Giro por Salvador

Com a proximidade da estação mais quente do ano e das férias escolares, as agências e sites de viagem começam a ser requisitados com mais intensidade. E a pergunta que não quer calar: qual será o próximo destino? Em uma rápida viagem a Salvador, identifiquei lugares deliciosos e indico a visita.

Regra número 1: não deixe de alugar um carro, há praias imperdíveis nos arredores da cidade. Primeira parada, Imbassaí . Pertinho da Praia do Forte, é possível associar um delicioso banho de mar com o de rio, passear de jangada e se deliciar com os frutos do mar da região em clima de relax total, praticamente uma praia deserta.

De lá partimos para a Casa de Tereza, restaurante indicado pelo querido amigo Bruno Agostini e no confiável Guia 4 Rodas, localizado no Rio Vermelho. O lugar é especial, com decoração e comida típica. Iniciamos com acarajé e um poutporri de belisquetes, entre eles bolinho de feijão, telhas de beiju com siri gratinado, camarões VG, entre outros deliciosos petiscos que abriram o apetite para a segunda etapa.

Moqueca de camarão, de frutos do mar e de siri mole foram degustadas com satisfação por todos a mesa. Finalizamos com quindins, cocada quente e pudim de tapioca com calda de espumante e gengibre. A caipivodka da casa leva caju, limão e cravo, sensacional. Há ainda uma lojinha local, ótima para comprar algumas lembrancinhas da viagem e a sustentabilidade é executada com capricho no lugar.


No dia seguinte fomos explorar o Mercado Modelo e comprar produtos nordestinos. A compota de caju rende excelentes receitas. De lá, seguimos para o premiado restaurante Amado.




Com menu variado, selecionamos o prato dos pescadores, com lulas, camarões, mexilhão, polvo e peixe em leito de vegetais e o robalo em crosta de alecrim com risoto de palmito ao molho de alcaparras e uva verde, estavam divinos!!!


Ambos foram escoltados por um delicioso espumante rosé, excelente escolha. Assistimos ao por do Sol no Unhão, formidável! Com o curto tempo, seguimos para degustar alguns drinques no Hotel Pestana Convento do Carmo, puro charme e história!!!

O gran finalle foi no charmoso Maria Mata Mouro, ambiente rústico e romântico nos arredores do Pelourinho. As mesas mais disputadas ficam no jardim do casarão colonial. A seleção foi ambrosia de bacalhau de entrada, seguido de uma sublime moqueca de camarão e camarões aromatizados com cardamomo e arroz selvagem.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Restaurante Naga

Motivos não faltaram para conhecer o restaurante japonês mais falado do momento. O grupo Nagayama comanda diversas casas em SP e aportou em terras cariocas em agosto, no Village Mall. A casa é linda e a dica é sentar-se no balcão e confiar no sushiman que, segundo os mais conceituados críticos de gastronomia do Rio, surpreende. Não foi o meu caso, que estava em grupo e optei por uma mesa no salão. Extraia do menu os sushis e sashimis de centolla, foie gras, lagostin e vieira. Chamou a minha atenção o sashimi de barriga de salmão (foto), com raspas de limão siciliano, tem textura especial.


Adiante, degustamos a tão comentada Merluza Negra grelhada (foto), considerada uma iguaria das profundezas geladas da Patagônia. 



Com paladar sublime e molho agridoce, certamente uma excelente dica. As patas de caranguejo gigante com molho da casa ficaram para a próxima e certa visita. O almoço foi escoltado pelos deliciosos drinques da casa, a caipi de limão siciliano vem com o perfume que a fruta exala e é fantástica. 



segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Rio Restaurant Week

Vai começar mais um edição do Rio Restaurant Week. Selecionamos 10 pratos de dar água na boca. Confira a programação completa do evento no site: www.restaurantweek.com.br

ESCOBAR


Papilotte de peixe branco com cogumelos na manteiga, com guiso de garbanzos (grão-de-bico), quinoa e manteiga de ervas


ENOTRIA POR JOAQUIM KOERPER
Risoto de tomate com camarões


ESPÍRITO SANTA
Mignon em tiras com palmito- pupunha fresco e poeira de mandioca com macadâmia


QUADRIFOGLIO CAFFÉ
Risoto fantasia arroz arbóreo com camarões, melão e queijo mascarpone


MAIS QUE NADA
Tabla do mar polvo à galega, gambitas al ajillo, lula a la chapa, pão com tomates



RESTAURANTE PADANO
Dourado grelhado dourado servido com arroz jasmine ao bisque de camarão e legumes


ZUKA DA BARRA
Fraldinha marinada na cerveja preta, assada em baixa temperatura e servida com musseline de baroa



NAM THAI
Salmão no vapor com curry verde tailandês


SAWASDEE FASHION MALL
Camarões ao molho de coco e tamarindo, brócolis e flocos de coco



Q GASTROBAR
Moqueca de lulas acompanhada de purê de batata com alho e ervas




quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Escobar: o novo point do Leblon


Os jovens empresários Miguel Haegler Abitbol, Rafael Sampaio e Fred Weissmann, acabam de premiar o Leblon com um novo point que promete ser um verdadeiro sucesso. O maior pólo gastronômico da Zona Sul do Rio, abre as portas para o Escobar, inspirado na gastronomia latina, que reúne a descontração típica de bares com alta mixologia e um menu repleto de opções assinadas pelo estrelado chef Checho Gonzales, que já atuou em renomados restaurantes no eixo Rio-São Paulo, como o D.O.M., por ex.

Em clima descolado, embalado por ritmos modernos com influências latinas, é possível encontrar diferentes formas de curtir o local. No primeiro piso, mesas e cadeiras são oferecidas para os comensais delirarem com as criações de um dos chefs mais conceituados do Brasil. Já no segundo andar, onde também serão oferecidos todos os itens do menu, o ambiente é mais despojado com lounges perfeitos para o encontro com os amigos. Ainda no segundo piso, a estrutura do bar permite, de forma pioneira no Rio, que o cliente se acomode em cima do balcão para interagir com o barman, como pede a alta mixologia.



Dentre os “Piqueos” elaborados por Gonzales – tapas de países latinos como Bolívia, Peru, Chile, entre outros - saem na frente os Ceviches, Escaveches e Tiraditos. Vale experimentar o ceviche de camarões com vieiras ao leite de coco e os mexilhões escavechados em vinagrete de alho japonês.




A carta de drinques e cervejas é uma atração à parte e por si só já vale a visita. O premiado mixologista Gustavo Stemler, que tem 20 anos de experiência e já passou pelo 00 e Meza Bar, vai fugir de insumos industrializados e investir em xaropes e infusões artesanais, matéria prima orgânica e técnicas moleculares, como espumas e defumação a frio. Releituras de drinques tradicionais e referências latino-americanas serão destaques na casa, como o Daiquiri, variações de Pisco e uma coleção de Mojitos. Na parte das cervejas, a sommelier e jurada no World Beer Cup, Andréa Calmon, selecionou rótulos especiais para harmonizar com a gastronomia latina da casa. Entre as opções, nomes como a jamaicana Red Stripe, a espanhola Estrella Damm Inédit e as brasileiras Wäls Bohmian Pilsner e Brüt (MG), Bamberg Rauchbier (SP) e Seasons Green Cow (RS).




Serviço Escobar:
Endereço: Rua General San Martin, 359, Leblon.

Telefone: 21-2259-9482 e 21-2274-8871

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Os 50 melhores restaurantes da América Latina

Saiu a lista com os 50 melhores restaurantes da América Latina. Essa foi a primeira vez que a região teve um ranking organizado pelo 50 Best, considerado o Oscar da gastronomia mundial. O júri do prêmio é composto por 252 membros, todos da América Latina. O grupo foi formado especialmente para essa seleção. Participaram críticos, chefs e "foodies". Ao todo, nove restaurantes brasileiros integraram a lista, sendo dois do Rio de Janeiro, Roberta Sudbrack e o Olympe. Merecido!!

Confira a lista completa dos vencedores:
1º: Astrid y Gastón, de Lima (Peru)
2º: D.O.M., de São Paulo (Brasil)
3º: Pujol, da Cidade do México (México)
4º: Central, de Lima (Peru)
5º: Maní, de São Paulo (Brasil)
6º: Biko, da Cidade do México (México)
7º: Malabar, de Lima (Peru)
8º: Boragó, de Santiago (Chile)
9º: Tegui, de Buenos Aires (Argentina)
10º: Roberta Sudbrack, do Rio de Janeiro (Brasil)
11º: Maido, de Lima (Peru)
12º: Pangea, de Monterrey (México)
13º: Rafael, de Lima (Peru)
14º: Fiesta, de Lima (Peru)
15º: La Mar, de Lima (Peru)
16º: Mocotó, de São Paulo (Brasil)
17º: La Cabrera, de Buenos Aires (Argentina)
18º: Tomo 1, de Buenos Aires (Argentina)
19º: Criterión, de Bogotá (Colômbia)
20º: Parador La Huella, de José Ignacio (Uruguai)
21º: Quintonil, de Cidade do México (México)
22º: Harry Sasson, de Bogotá (Colômbia)
23º: Fasano, de São Paulo (Brasil)
24º: Andrés Carne de Res, de Bogotá (Colômbia)
25º: Alto, de Caracas (Venezuela)
26º: Mero Toro, da Cidade do México (México)
27º: Oviedo, de Buenos Aires (Argentina)
28º: Chila, de Buenos Aires (Argentina)
29º: Sucre, de Buenos Aires (Argentina)
30º: Corazón de Tierra, de Valle de Guadalupe (México)
31º: Aramburú, de Buenos Aires (Argentina)
32º: Attimo, de São Paulo (Brasil)
33º: Pura Tierra, de Buenos Aires (Argentina)
34º: Casa Oaxaca Hotel, de Oaxaca (México)
35º: Olympe, do Rio de Janeiro (Brasil)
36º: Sud 777, da Cidade do México (México)
37º: 1884, de Mendoza (Argentina)
38º: Remanso do Bosque, de Belém (Brasil)
39º: El Baqueano, de Buenos Aires (Argentina)
40º: Unik, de Buenos Aires (Argentina)
41º: Epice, de São Paulo (Brasil)
42º: La Bourgogne, de Punta Del Este (Uruguai)
43º: Pitiona, de Oaxaca (México)
44º: Paraje Arévalo, de Buenos Aires (Argentina)
45º: Casa Umare, de Buenos Aires (Argentina)
46º: Laja, de Ensenada (México)
47º: El Cielo, de Bogotá (Colômbia)
48º: Osaka, de Santiago (Chile)
49º: Hernán Gipponi, de Buenos Aires (Argentina)
50º: Elena, de Buenos Aires (Argentina)

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Gruta de Santo Antônio – o restaurante da D. Henriqueta

Quando falamos de comida portuguesa, logo pensamos nos renomados Antiquarius, Adegão Português ou até mesmo no Barsa. Mas o que muitos não sabem é que atravessando a ponte Rio-Niterói encontramos uma casa de peso, que coleciona uma das melhores postas da cidade. O restaurante Gruta de Santo Antônio é típico português e foi inaugurado na Ponta d´Areia, no fim dos anos 70, pelo português Agostinho, que servia os operários do estaleiro da região. Atualmente, quem está no comando da casa é Henriqueta Henriques, viúva do fundador, junto com os seus dois filhos. Um detalhe interessante: por lá a casa é conhecida como o restaurante da D. Henriqueta, a chef é super famosa na região, impressionante!!! E é ela mesma quem prepara os quitutes tipicamente portugueses e vai a cada uma das mesas falar com os comensais. Um clima acolhedor!!!

Abrimos os trabalhamos com a incrível patanisca, lascas de bacalhau cozidas em leite, com gostas de limão, empanadas e fritas no azeite. Depois seguimos com a Bacalhau Lagareira, o lombo é assado, com cebolas, alho frito, azeitonas e batatas ao murro, que são finalizadas pelo garçom já na mesa. É sublime!!! 


As porções são bem generosas e servem três pessoas muito bem. Na hora da sobremesa, os doces não poderiam ser diferentes, todos aqueles tradicionais de ovos estão presentes na Gruta de Santo Antônio.


Voltaremos em breve para experimentar outras receitas da D. Henriqueta.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Pipo – o “boteco” do Felipe Bronze

Felipe Bronze, que muitas vezes causa polêmica com as suas criações, acaba de abrir um Bar bem simpático na famosa Dias Ferreira, Leblon, o Pipo. Estivemos lá há poucos dias atrás e a impressão foi muito boa. Cardápio enxuto e bem intencionado. As porções são pequenas, o que possibilitou a degustação de vários itens do menu. Chegamos lá por volta das 19 horas e a nossa mesa era a última disponível na casa. Portanto, vale a primeira dica: chegue cedo!!


Iniciamos com o tão falado caldinho de feijão com espuma de couve. Delicioso, aquele feijão com gosto de casa de avó, aprovado! Em seguida, experimentamos o aipim frito com espuma de parmesão, este vale a pena passar. Após, nos deliciamos com o camarão com catupiry, com apresentação original e paladar único. A fraldinha wagyu com mini arroz maluco estava ótima. O caju amigo escoltou as receitas de forma bem simpática. 

Saímos com vontade de voltar e dar continuidade a degustação de todo o menu da casa. Uma visita imperdível!


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Novidades de inverno no Epifania Oriental Contemporâneo

A chef Juliana Reis criou novidades para o inverno no Epifania Oriental Contemporâneo


A chef Juliana Reis, do Epifania Oriental Contemporâneo, criou pratos quentinhos para a estação mais fria do ano. Entre as sugestões da chef está o Atum em crosta de pistache com purê de Wasabi e crocante de cenoura (R$38). Outra opção que vai agradar os comensais é o Arroz de polvo com pimentões, pimenta togarashi e azeite de ervas (R$38).  Para os mais conservadores, o Frango ao Curry com vegetais, arroz de gergelim e banana frita (R$38) é sublime. Adoce o seu paladar com o Tiramissu de Amandita (R$15), com textura aveludada, promete ser o hit do inverno.



Serviço Epifania Oriental Contemporâneo:
Endereço: Rua Roberto Dias Lopes, 25, Leme.

Telefone: 2541-8330/2558-2149
Horário de funcionamento: 3ª a domingo, das 12h às 17h30 e das 18h30 à meia noite. Segunda não abre.
Capacidade: 36 lugares
Formas de pagamento: Todos os cartões de débito e crédito
Todos os tickets.
Entrega à domicilio. Não tem manobrista. 
Tem acesso para deficiente físico
Wi Fi
Rolha: R$ 40,00
email:
epifaniaoriental@gmail.com

Desde 07\03\2013 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Dia da Pizza

Hoje é celebrado o Dia Internacional da Pizza e, aproveitando a data, elaboramos um roteiro com as redondinhas preferidas dos cariocas:


A pizzaria Stravaganze, tradicional recanto para os fãs da boa massa, oferece um menu com pizzas exclusivas criadas pelo chef Dudu Camargo.  A Morigerati (R$55,50), com mussarela especial, tomate caqui, mussarela de búfala bolinha, molho pesto e mostarda, pode ser degustada com um dos 80 rótulos de vinhos presentes na adega. As redondinhas tradicionais também ganham um toque a mais, como a Margherita Speciale (R$55,50), feita com mussarela de búfala defumada, pomodori pelati, tomate cereja, parmesão, manjericão fresco e orégano. Na sobremesa, a Fragole (R$56,70 grande), com morangos ao Marrasquino com creme de avelã e chocolate, encerra o Dia da Pizza com chave de ouro.


No agradável clima de inverno do Jardim Botânico, o Do Horto celebra o Dia da Pizza com opções diferentes. Buscando uma alternativa saudável ao uso da massa convencional, a casa oferece pizzas de tapioca. Os sabores vão desde a inusitada Pizza de Shiitake com Tofu (R$ 32), até a tradicional Três Queijos (R$ 29) e a saborosa Carne Seca, Requeijão e Cebola (R$ 27). Outros temperos também marcam presença no cardápio, como a Pizza de Geleia de Pimenta e Parmesão (R$ 27) e a de Abobrinha, Gorgonzola e Alho Poró (R$ 27).


O italiano Via 44 também não podia ficar de fora do Dia da Pizza e tem seu menu especial para quem vai ao restaurante. Para esquentar o apetite, a dica é pedir na entrada a Pizza Bianca (R$ 15), massa branca com azeite, alho e alecrim. A grande estrela do dia e a principal redonda da casa é a Pizza Via 44 (R$ 31), que combina pimenta, aspargos, mussarela, alici, champignons, calabresa e pimentão. A Pizza Margherita (R$ 30) vai à mesa quentinha e em seu formato mais tradicional. Outra opção para celebrar o dia é pedir o Calzone (R$ 33), pizza fechada recheada com salame, tomate, mussarela e orégano.


Pertinho da praia de Ipanema, o Barthodomeu também comemora o Dia Internacional da Pizza. Em meio a um ambiente descolado, a casa aposta nas opções mais tradicionais para agradar aos comensais. Feitas com massa artesanal fininha, as pizzas de Muçarela (R$ 19,90) e Calabresa (R$ 22,90) são as que fazem mais sucesso. A Portuguesa (R$ 23,80), com mussarela, linguiça apimentada, tomate, cebola e ovos também agrada aos fãs da redondinha. Para encerrar a noite, a chef indica a de Banana com Canela e Muçarela (R$ 20,20).


Pizzaria Stravaganze
Rua Maria Quitéria, 132, Ipanema.
Tel : 2523-2391
Horário de Funcionamento: de domingo a quinta, das 19h às 00h. Sexta e sábado, das 19h às 2h.
Capacidade: 130 lugares
Formas de Pagamento: todos os cartões de débito e crédito
Tem manobrista - R$15
Vinho em taça? Sim
Aceita que o cliente leve seu próprio vinho? Sim
Cobra taxa de rolha? R$ nacional e importado? R$65
Acesso para deficientes físicos? Sim
Wireless? Sim
Site: www.stravaganze.com.br
Aberto desde agosto de 2005.

Serviço Do Horto:
Endereço: Rua Pacheco Leão, 780, Jardim Botânico.
Telefones: 3114-8439
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 12h às 02h.
Capacidade: 120 lugares.
Formas de pagamento: Todos os cartões de crédito e débito, Visa-vale e Ticket Refeição. Não aceita cheques.
Vinho em taça? Sim
Aceita que o cliente leve seu próprio vinho? Sim
Cobra taxa de rolha? R$ nacional e importado? R$40
Área para fumante – Sim
Wi Fi – Sim – Gratuito? Sim
Aberto em 15/04/10

Serviço Via 44:
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 44, Loja B
Telefone: 2227-1477 ou 2227-1478
Horário de funcionamento: aberto todos os dias, das 12 à meia-noite
Capacidade: 32 lugares
Formas de pagamento: Cartões débito: Rede Shop e Visa Electron. Cartões de crédito: Mastercard, Amex e Visa. Visa-vale e Ticket Refeição.
Entrega à domicilio. Não tem manobrista. 

Serviço Barthodomeu:
Endereço: Rua Maria Quitéria, 46 - Ipanema 
Contato: (21) 2247-8609
Capacidade: 150 lugares
Horário de Funcionamento: Aberto de domingo a domingo, a partir das 12h até o último cliente
Cartões aceitos: American Express, Visa, Mastercard, Redeshop,  Visa Eletron.
Tickets aceitos: TR Eletrônico, Visa vale, VR Eletrônico e Sodexo Eletrônico.
Estacionamento: Não
Entrega em domicílio

Aberto desde 2009

terça-feira, 25 de junho de 2013

Festival de Sopas no Do Horto

No agradável clima do Jardim Botânico, o Do Horto se preparou para o inverno e criou um Festival de Sopas. A casa oferece três tipos diferentes de sabores, todos servidos em pão italiano. Preferida do chef, a Sopa de Abóbora com Gengibre é pedida certeira. Para os mais tradicionais, a Sopa de Feijão e Sopa de Ervilha também são opções deliciosas para aquecer os comensais. 

terça-feira, 18 de junho de 2013

Chef Dudu Camargo harmoniza as suas criações com vinhos da Borgonha na Pizzaria Stravaganze

No próximo dia 18 de junho, o chef Dudu Camargo, da pizzaria Stravaganze, comanda a harmonização das suas criações com vinhos inspirados na região da Borgonha, na França.  Para introduzir os comensais em uma viagem histórica cheia de nuances e sabores, o chef fez uma seleção de bruschettas para serem degustadas com o Lupe Cholet Crémant de Bourgogne. Já a hora principal foi dividida em dois momentos. 



No primeiro, um Chardonnay charmoso e estruturado harmoniza as pizzas Stravaganze, preparada com gorgonzola, lascas de pêra, nozes e alho poró refogado em redução de vinho branco e manteiga, e Colorita, com búfala, linguiça calabresa artesanal com pimenta dedo de moça e erva doce, lascas de abobrinha, pesto de azeitonas pretas com uvas passas. Já na segunda etapa, a pureza e delicadeza do tinto Chauvot Labaume Pinot Noir é presença certa na harmonização do Giro Pizza, elaborado com búfala defumada, cordeiro refogado, coalhada seca, berinjela, azeitonas pretas, pimentão vermelho, damasco, malagueta e cominho, e da Pizza Opera, linguiça calabresa moída, azeitonas pretas, búfala defumada, orégano, escarola refogada no azeite, alho, cebola e bacon. Para incrementar a degustação, Dudu Camargo apresentará um vinho de sobremesa surpresa ao lado da Brasiliana, sorvete de tapioca com calda quente de goiabada. O valor da degustação é R$ 118 por pessoa e inclui todas as etapas acima. Para participar, o comensal deverá fazer reserva pelo número (21) 2523-2391.



Serviço da Harmonização:
Endereço: Rua Maria Quitéria, 132 – Ipanema
Horário: 20h

Reservas e informações: 21-2523-2391

terça-feira, 11 de junho de 2013

Técnicas Moleculares no Muller Gastronomia

Para quem está organizando uma festa ou casamento, está lançada a ideia: Muller Gastronomia. Com um elegante serviço de buffet contemporâneo,  quem assina o menu é o badalado chef Itamar Araújo, que já foi o braço direito do conceituado Felipe Bronze, comandou as panelas da rede de hotéis Marina e tem mais de 15 anos de experiência no currículo.



No cardápio é possível encontrar pó de parma, mel de trufas, espuma de parmegiano e creme de wasabi, itens indispensáveis no menu Muller. Na ala dos doces, os macarons e os clafoutis de caju framboesas são perfeitamente executados pelo chef.


 Além disso, Itamar incorporou a técnica moderna da gastronomia molecular de preparo. O cozimento dos alimentos em sua cozinha é feito a vácuo, em baixa temperatura. Para ele, “é o cozimento mais perfeito que existe, sem a perda do líquido existente no ingrediente”. Com a nova técnica, Araújo consegue aproveitar certas partes do alimento que antes não dava muita importância. Extrair o leite da castanha e reutilizar o bagaço desidratando-o para fazer chips é um bom exemplo. Sobre as esferas, adora ousar com receitas criativas. Itamar sugere uma salada de verdes crus temperada com vinagrete de cajá manga, feita no modo molecular.



À frente do empreendimento estão os empresários Juvenal Muller e Marianna Pimentel, que, para atenderem à grande demanda e aos mais altos níveis de exigência de seus clientes, participam de tudo, desde a elaboração do cardápio até a seleção de uma equipe de peso, com garçons bilíngues, todos modelos, que por si só já fazem a festa.


Serviço Muller Gastronomia:
Rua Raul Pompeia, 12, subsolo - Copacabana - RJ
Telefone: (21) 3502-3097
atendimento@mullergastronomia.com.br

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Serras Gaúchas

Acabou o feriadão e já está na hora de planejar a próxima viagem? O Sul do Brasil esconde uma beleza sublime e merece uma visita. Me refiro às Serras Gaúchas, uma experiência deliciosa.



Iniciamos o nosso circuito em Bento Gonçalves, com um almoço típico no restaurante Nona Ludia, no Caminho de Pedra. O rodízio da casa acompanha sopa de agnolini (capelete), maionese, radicce com crouton de bacon, polenta e massas caseiras, como o tortei (massa recheada com abóbora e especiarias), refeição característica da região. Dali partimos em direção à Vinícola Geisse, fundada em 1979, considerada uma das melhoras do Brasil, principalmente em relação aos espumantes, seu grande potencial. No ritual interno, aprendemos um pouco sobre o método Champenoise (Fases de remuage, fermentação, congelamento, degorgement) e fizemos uma deliciosa degustação. Aos diferenciais de qualidade, soma-se o fato de a vinícola ser pioneira na adoção do Sistema Thermal Pest Control (TPC), que dispensa  o uso de agrotóxicos no cultivo da uva. Conhecemos também as famosas Chandon e Miolo e nos perdemos na Almaúnica, pequena vinícola com vinhos especiais. Tenho mais afinidade por vinícolas menores e mais familiares. A Cave de Pedra (foto abaixo) também merece visita, tem uma torre com vista para os vinhedos. Fomos ao tradicional Spa do Vinho, parada obrigatória na região, que é bem agradável e estava acontecendo, por sorte, uma degustação com várias pequenas vinícolas locais.



Voltando aos restaurantes, vivemos ótimas experiências na Cantina Mamma Gema e na famosa Casa di Paolo, com arquitetura linda e paladar delicioso. Em ambos, o galeto é a estrela do rodízio, com horas de preparo e inclui a sequência de guarnições  com massas caseiras, polenta frita e um delicioso queijo à dorê, além de outros acompanhamentos já citados no início do texto.  

Caxias do Sul foi a nossa visita noturna, elegemos o La Barra, restaurante animadinho com comidas deliciosas e balada no local. Os cortes uruguaios, na casa que é inspirada em Punta del Este (tema do próximo post), são especiais. Selecionamos a carne com rostie de baroa (foto abaixo), incrível! Há ainda diversidade de pizzas e outras opções.




Chegou a hora de subir um pouco mais, visitar Gramado e Canela. Foi um passeio de poucas horas e um certo arrependimento por não ter ficado mais, o local merece pelo menos dois dias de hospedagem. O Centrinho é charmoso, lojas lindas. Fiquei encantada com a loja conceito da Colombo, com eletrônicos super moderninhos, destaque para os lançamentos retrô!!! Reservamos o restaurante Chalet de la Fondue, um dos mais cobiçados da região. O fondue de queijo estava esplêndido, o de carne chamou a minha atenção por ser feito em uma placa de pedra (super light!) e não na panela com óleo. Encerramos com o de chocolate, para não fugir à regra. 

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Seleção Rio Restaurant Week


Vai começar a 8ª edição do Rio Restaurant Week!! O evento de democratização da alta gastronomia vai ocorrer na cidade entre os dias 20 de maio e 02 de junho. São 64 restaurantes participantes, aproveite a lista abaixo para inspirar a sua seleção, escolhemos 10 itens deliciosos do evento:

Alessandro e Frederico Ipanema
Medalhão de parma, arroz cremoso de mascarpone e rúcula, farofa crocante de erva

Bar d’Hotel
Brandade de bacalhau com crocante de alho e azeite de azeitonas

Brigite’s
Risoto de açafrão com ragú de peito de boi

Espírito Santa
Torradinha crocante com palmito de pupunha e azeite de jambu

Grand Cru Ipanema
Mignon com cuscuz marroquino ao molho de cabernet e tomilho

Mais que Nada
Gambitas al Ajillo

Margutta
Palha italiana com sorvete de vanilla

Nam Thai
Talharim de arroz frito com mignon picado, tomate e molho de ostras

Restô Ipanema
Fraldinha Uruguaia grelhada acompanhada de risoto de legumes e salsa frita na manteiga

Zuka - Barra
Ceviche de peixe branco


Para maiores informações: www.restaurantweek.com.br