segunda-feira, 26 de setembro de 2011

JANTAR NO SPONDI

Tivemos o grande prazer de apreciar o menu degustação do Spondi, em Atenas, premiado pelo guia Michelin com duas estrelas. Certamente foi a melhor experiência gastronômica até hoje. Comparável aos melhores restaurantes de Paris, Londres e NYC. O Spondi está localizado em um bairro tradicional de Atenas, um casarão antigo, lindo! O atendimento foi impecável.


Na cozinha, os ingredientes são "trés, trés fresh" com o uso de elementos da cozinha molecular.

A entrada foi citada no Guia Michelin, caranguejo com geléia de ervas e mousse de couve flor. O prato principal selecionado foi o bacalhau, com tomate “verde”, ervas frescas e arroz basmati. 


Quem optou pelo pato com figos, nougat, alecrim e nabo, degustou sonhando. Há ainda outras opções de menu degustação, com quatro cursos, e outro com sete cursos, ambos incluem sobremesa.


Traduzindo em poucas palavras, é um restaurante que encanta pelo atendimento, ambiente, e apresentação. O chef parisiense Arnaud Bignon trabalhou com Alain Ducasse. Ele brinca com cores, aromas, texturas e sabores e surpreendeu a mesa com uma criação que encerrou o jantar: um mini brulée de foie gras servido em uma colher que acompanhava uma lâmina de biscoito de parmesão e um suave macarron de raiz forte.




quinta-feira, 22 de setembro de 2011

UNSICHT BAR – UM JANTAR NO ESCURO EM BERLIM

Que tal deixar a visão de lado e aguçar os outros 4 sentidos? No Unsicht Bar isso é possível. Isto porque o restaurante é todo no escuro, breu total. Você é recebido em um ambiente iluminado, no Bar. Até que vem um garçom cego (todos eles são cegos) e pede gentilmente para que você segure em seu ombro e o guia até a sua mesa por um corredor escuro. Todos os funcionários são deficientes visuais, exceto os cozinheiros.
Do menu você pode optar por frango, carne, peixe ou surpresa. Na verdade a descrição do prato é bem abstrata, ou seja, você não sabe o que lhe espera para o jantar.  Na salada tinha peru, cenoura, beterraba, após, uma sopa thai, o prato principal era uma massa e peru empanado era um dos seus ingredientes e, de sobremesa, crepe de chocolate. Por mais estranho que pareça, a comida foi degustada com o auxílio das mãos. O fato de saber que ninguém está enxergando, o deixa mais à vontade. 


Há alguns outros restaurante com este conceito espalhados pelo mundo, cuja missão é mostrar para a sociedade que ser deficiente visual é não ter limites.

Vale a experiência. A entrada estava muito boa, o prato principal normal e a sobremesa boa. Nota final: 8

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

UM GIRO GOURMAND 4- FINALIZANDO O CIRCUITO

TRATTORIA TRITONE

Estávamos a caminho da Piazza di Spagna quando avistamos uma tratoria que nos chamou atenção. Paramos para um rápido almoço. Entramos direto, sem pensar e escolhemos um magnífico peixe, para descansar um pouco das massas. Mas vamos falar desde o início: Cozze alla marinara, mais conhecido como mexilhões e a nossa querida caprese abriram o apetite.



A atenciosa garçonete nos ofereceu em seguida uma salada que, segundo ela, encontramos apenas 3 meses ao ano em Roma, feita de chicória e anchova, estava deliciosa!! A explicação é que nos três primeiros meses da plantação, a chicória fica mais crocante e menos amarga.


Finalmente chegou a hora do tão esperado peixe, que selecionamos assim que adentramos a casa, no forno com batatas. A forma de serví-lo e a preparação do molho é uma atração a parte, com perfeição e aproveitamento de todos os ingredientes. Após retirar o peixe do tabuleiro, o molho é preparado habilidosamente, aos olhos dos clientes. A garçonete acrescenta limão e azeite (no que ficou no tabuleiro) e mistura tudo, fazendo um molho com 100% de aproveitamento.


Finalizamos o percurso com um tiramissu divino, um dos melhores que já experimentamos!! Com textura aveludada, é extremamente leve e cremoso e o gosto do café não predomina. Além de cacau em pó, tem flocos de chocolate.



MIRABELLE

Não podíamos deixar de conhecer ao menos uma indicação do Guia Michelin. Escolhemos o Mirabelle, no terraço do Hotel Splendide Royal, um luxuoso 5 estrelas, localizado em uma área nobre da cidade, na colina entre a famosa Via Veneto e o lindo parque da Villa Borghese.
O Restaurante, no 7º andar, além de premiado com uma estrela Michelin, é considerado por todos os principais guias como um dos melhores da cidade. O Mirabelle oferece cozinha mediterrânea e uma bela vista da Cidade Eterna.


Iniciamos os trabalhamos com vieiras de entrada. Os frutos do mar chamavam atenção por si só: verdadeiros medalhões! Em seguida, partimos para a costela de cordeiro recheada com pecorino, arroz basmati e pimentões e pato com molho de laranja e pêras caramelizadas. Todos os pratos estavam ótimos.




Soufflê de chocolate e vanila com calda de chocolate e frutas vermelhas ou mil folhas com frutas vermelhas são duas excelentes opções de sobremesa.


Mas a casa não encanta só pelos pratos. A vista da varanda também é incrível! A dica é fazer uma reserva nos dias que não sejam muito quentes, nem muito frios e aproveitar o clima italiano!




quinta-feira, 15 de setembro de 2011

UM GIRO GOURMAND 3- RESTAURANTE IL GUSTO

É praticamente um pólo gastronômico, localizado no centro de Roma, na Piazza Augusto Imperatore. A qualidade dos produtos é impecável. É possível optar pela área do bar, ideal para aproveitar um happy hour, enoteca, pizzaria, restaurante ou até mesmo uma loja de queijos. São muitas opções e uma combinação custo-benefício perfeita!

Fomos degustar o almoço e iniciamos o circuito com uma maravilhosa mussarela de búfala com folhas verdes e uma tábua de queijos, servida com mel e geléia – apesar dos italianos degustarem o queijo quase como uma sobremesa, optamos em usufruí-lo logo no início.


Como primeiro prato, uma bela massa - Maccheroni martelli al guanciale riserva bassiano, confit di pomodori e pecorino di Falisco


Iscas de peixe como protagonista do segundo prato - Spigola com caponatina al forno e coulis di pomodoro


Encerramos a degustação com cesta crocante de mousse de iogurte e frutas do bosque.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

UM GIRO GOURMAND 2- OS SORVETES DA ITÁLIA

Os italianos são mundialmente conhecidos por fabricar sorvetes maravilhosos.
Se tiver em busca de uma sorveteria completa, não deixe de conhecer a Sorveteria Della Palma (Via Maddalena, 20), pertinho do Pantheon. São mais de 100 sabores a escolher, um melhor do que o outro. Tive dúvidas se experimentava o de profiterolis, kit kat ou champagne.

Aí embaixo vai uma provinha!






segunda-feira, 12 de setembro de 2011

UM GIRO GOURMAND

Os sabores da Itália, os azeites, as trufas, as massas, tudo é encantador! Nada melhor do que chegar e tratar logo de conhecer uma feira com produtos da região. Por isso, aterrizamos direto em Campo de Fiori, praça eternizada pela estátua do filósofo Giordano Bruno e onde acontece a feira todos os dias pela manhã. Selecionamos itens para um jantar especial. Confira!

Frequentada por chefs, donos de restaurantes, e, claro, turistas, a feira é uma apologia ao mundo gourmet. O colorido dos alimentos é deslumbrante: espigas de milho, massas listradas, em forma de coração, estrelas, dão início a uma manhã incrível. E os tomates? Há diferentes tipos, específicos para saladas, molhos e outras receitas.  As variações de trufas, que entram na composição do creme a base de aceto balsâmico, e temperos para massas e bruschettas também valem a visita.





Como a feira já estava perto do fim, pegamos um taxi rumo a loja Castroni. Qualquer gourmand fica louco nesta loja. Optamos pelo da Via Nazionale, 71, embora hajam outros espalhados pela cidade. Lá encontramos variações de pesto, como o tradicional e de pistache, por exemplo, azeites aromatizados, sal do mar, entre milhões de outros apetitosos itens.



Com tantos produtos maravilhosos resta uma dúvida: o que faremos para o jantar? 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

DICAS DE BUENOS AIRES

LA BORGOGNE – O restaurante está dentro do chiquérrimo Hotel Alvear e é considerado o melhor da cidade, ao lado do Tomo 1, que também vale a visita e traz influência francesa.


CHILA – Considerado o melhor restaurante de Porto Madero, já ganhou vários prêmios. Invista no menu degustação e buen provecho!


CASA CRUZ - Localizada em Palermo Soho, é uma excelente opção para o jantar. O ambiente é lindo, super estiloso!! Cozinha contemporânea. Uriarte, 1658
http://www.casacruz-restaurant.com

SUCRE – Por falar em contemporâneo, não deixe de jantar no Sucre, que já virou parada obrigatória. Localizado em Belgrano, o ambiente é lindo, excelentes drinks e a comida maravilhosa. Experimentar o vulcano de choco!! Belgrano, 676 



BRUNCH NO ALVEAR – Todo domingo é dia de degustar o tradicional brunch no restaurante L’Orangerie, no chiquérrimo Hotel Alvear.  O buffet  apresenta diferentes estações para saborear mariscos, frutos do mar, carnes de caça e as mais deliciosas sobremesas, harmonizado com um bom espumante, claro. Uma excelente experiência gastronômica. http://www.alvearpalace.com

LA BRIGADA – Com ambiente bem rústico, a carne pode ser cortada com colher, de tão macia. Muitos consideram a melhor parilla de Buenos Aires. Fica em San Telmo. Ideal para almoçar.
     San Telmo, Buenos Aires, Argentina. Tel.: (011) 4361 5557



    TE MATARE RAMIREZ – Se a ideia for um jantar a dois mais ousado, fica a dica. Trata-se de um restaurante de comida afrodisíaca. O tema é sexo e o restaurante é todo vermelho!!! Em alguns dias da semana são exibidos shows eróticos de marionetes. Os nomes dos pratos são bem sugestivos. Um programa bem diferente para esquentar a sua relação.
http://www.tematareramirez.com/               


CABANA LAS LILAS – O queridinho dos brasileiros pertence ao grupo Rubayat. Se o objetivo é saborear uma carne maravilhosa, este é um clássico obrigatório, em Porto Madero.


EL SANJUANINO – Para os amantes das empanadas, não deixem de experimentar as do El Sanjuanino, consideradas as melhores de Buenos Aires. Destaque para a de queijo com cebola, carne picante e milho, deliciosas! O ambiente é bem simples. http://www.elsanjuanino.com

LA PAROLACCIA – Para quem quer descansar um pouco das maravilhosas carnes, conheça este italiano em Porto Madero. http://www.laparolaccia.com/

SOTTO VOCE – Mais uma dica para quem não vive só de bife de chouriço. Esse italiano tem massas e risotos maravilhosos.


CLUNY – Um simpático restaurante em Palermo que vale a visita. 
El Salvador 4618/22

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

YUMÊ: UM ORIENTAL DE DESTAQUE

Se você estiver em busca de um restaurante oriental, não deixe de apreciar as delícias do Yumê (sonho em japonês), localizado no charmoso Horto Florestal.

Reserve uma mesa no último salão. Ali é possível jantar com carpas, que nadam sob o piso de vidro. Além disso, o teto de vidro com vista para as estrelas compõe o cenário. Puro glamour!




Para iniciar, as ostras empanadas ao molho de tamarindo são sucesso garantido. Outra opção é a lula recheada com shimeji, manjericão e mussarela de búfala.

Os combinados são ótimos, agradam a todos. Se preferir um prato quente, uma dica é o mignon com molho de maçã levemente picante e arroz colorido.

Finalize o jantar com harumaki de chocolate com sorvete e nozes.