terça-feira, 30 de agosto de 2011

BAR DO BIRA – UM PASSEIO OFF BARRA


A Região de Guaratiba é super conhecida por concentrar excelentes restaurantes, principalmente de frutos do mar. O Bar do Bira, que é um dos destaques, associa a boa gastronomia com uma linda vista para a Restinga de Marambaia.


Se entregue para a batida de coco, que é simplesmente divina. Os pastéis de camarão ou siri são ótimos para iniciar o programa, mas aprecie com moderação! É necessário ter apetite  para degustar o filé de robalo com arroz de camarão  ou a moqueca de camarões, carros chefe da casa.  


A casa foi aprovada pela DATZ Gourmet. Vale a visita! 


Bar do Bira: Estrada da Vendinha, 68, Barra de Guaratiba, 2410-8304. 12h/18h (qui. e sex.) e 12h/20h (sáb. e dom.).

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MAIS UMA EXPERIÊNCIA SURPREENDENTE NO MR. LAM

O ambiente é lindo, composto por três andares, amplo salão, terraço e ambiente reservado. Há dois tipos de degustação: com Crispy Duck (para mínimo de duas pessoas) ou Pato Laqueado (para mínimo de quatro pessoas). Ficamos com a segunda opção. Além de ser uma experiência incrível, com sabores e texturas, é divertida demais. 




Começamos pelo satay, famoso espetinho de frango de coloração avermelhada com molho adocicado. Faz lembrar o sabor de pipoca doce americana, segredo do famoso chef que fica guardado a sete chaves. 




Seguimos para a Sqwab, tradicional receita do chef, num estilo monte a sua entrada: crocantes “trouxinhas” de alface americana, molho escuro, couve frita e um mix de frango com delicados e imperceptíveis vegetais. Dá para imaginar??? 




Quando achamos que a degustação estava prestes a chegar ao fim, vem à mesa camarões suavemente empanados com especiarias e molho agridoce, levemente picante, servido com vagem francesa e arroz colorido. 




Pronto, enquanto o garçom servia veio a lembrança de que ainda estava por vir o prato principal. Nesse momento, a solução foi “tirar uma provinha” para não interromper a degustação.
Chegou o tão esperado pato. Ele vem laqueado no forno especial! Para acompanhar, finíssimas panquequinhas, cebolinha e palitos de pepino ao molho adocicado. Uma delícia!




E a sobremesa? Na cama com John e Yoko – tuiles de amêndoa sobre nuvem de doce de leite com gotas de chocolate belga num mar de morango.
Outra surpresa boa foi conhecer o simpático e consagrado chef chinês Mr Lam. Sim, ele tinha acabado de chegar de viagem e estava no restaurante em plena noite de domingo.

Voltaremos em breve para mais uma degustação!


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

RESTAURANTE GABBIANO COMPLETA DOIS ANOS E RECEBE CONVIDADA ESPECIAL

O Gabbiano é mais uma aposta da cozinha contemporânea, com ares mediterrâneos, na Barra da Tijuca. Salão amplo, pé direito alto e uma varanda irresistível que explora a rua tranquila e arborizada atrás do shopping Barra Garden são algumas das qualidades.
O restaurante completa dois anos e, para comemorar, recebe  a chef Nancy de Souza, do aclamado restaurante Santíssima Gula em Tiradentes, com menu comemorativo.


O frescor e a delicadeza da cozinha de Nancy harmonizaram perfeitamente com o paladar do Gabbiano. Encantados com as receitas da mineira, os sócios Luiz Carlos Lopes e Ricardo Fontes, recebem a chef em grande estilo do dia 23 ao dia 25 para festejar os dois anos da casa com um menu especial no turno do jantar. 
Sem abrir mão de seus fornecedores exclusivos de Tiradentes e, claro, trazendo para o carioca o gostinho incrível daquela cidade, Nancy acertou na escolha do menu. Para a entrada, creme de feijão branco com confetes de lingüiça e tomates concassés:




Os pratos principais são o velouté de frutos do mar (camarões ao queijo brie e damasco), com arroz de castanhas do pará ou costela de leitoa com risoto de ora-pro-nobis (folha de alto teor protéico muito usada na cozinha mineira).  




E a sobremesa vem do mais famoso doceiro de Tiradentes: o simpático octogenário Chico Doceiro. Ele produz há 46 anos, artesanalmente, os doces que viraram patrimônio da cidade e é responsável pelos canudinhos de doce de leite (feitos no tacho) que serão servidos com sorvete de queijo. Vai uma palhinha aí embaixo:



Endereço: Avenida das Américas, 3255 – Barra da Tijuca (Shopping Barra Garden). Reservas pelo telefone: 3153-5529




quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Novidades Gourmet

Duas famosas casas paulistanas pretendem aportar na Cidade Maravilhosa:

Dalva e Dito – o badaladérrimo Alex Atala pretende ancorar o seu paulistano Dalva e Dito no Fashion Mall. O menu serve de inspiração para matar as saudades de avós, tias, mães e sogras, com receitas de família, releituras de pratos que fizeram muito sucesso no passado, cujo tema principal é a culinária brasileira. Caldinho de feijão, bolinho de arroz e pastéis compõem a entrada. Pimentão recheado com picanha na ponta da faca ou arroz vermelho do sertão com espeto de queijo coalho são duas opções sensacionais para os pratos principais. Degustação de sorvetes e sorbets de frutas brasileiras como tapioca, coco, caju, umbu e papaia com pitanga, para encerrar o circuito. http://www.dalvaedito.com.br/
 

Rubaiyat  – o grupo Rubayat está procurando ponto para abrir no Rio de Janeiro. A ideia é manter o estilo das outras casas, com churrasqueiras e fornos, apostando também nos peixes. Já fazem sucesso o Baby Beef, a Cabana Las Lilas e a Figueira. Destaque para este último, o restaurante abriga uma enorme árvore que dá nome à casa. No cardápio, reúne carros-chefes das casas do grupo Rubayat. Destaque para a feijoada servida todas as quartas e sábados no almoço, que já ganhou vários prêmios. Além disso, carnes, massas frescas, pescados e frutos do mar preparados em fornos de barro. http://www.rubaiyat.com.br/




sexta-feira, 12 de agosto de 2011

USO E HARMONIZAÇÃO DOS QUEIJOS DE CABRA CAPRILAT COM VINHOS

Vale a pena degustar a premiada linha de queijos de cabra Caprilat, presente nos mercados cariocas. O badalado sommelier Dionísio Chaves deu dicas de harmonização de vinhos com os queijos. 

O Caprino Esférico, similar aos renomados queijos “Creme Bola”, é cremoso, com sabor delicado e acidez mediana. ideal para sanduíches com presuntos crus (tipo Parma) e para acompanhar saladas com folhas verdes e figos frescos. De acordo com o sommelier, harmoniza bem com vinhos brancos secos leves e com boa acidez, como os produzidos com uva sauvignon blanc.

“O tipo Caprino Serrano, que é muito cremoso, com sabor pronunciado e levemente adocicado, harmoniza com vinho branco de média estrutura, como o produzido com uva chardonnay”, avalia Dionísio. Vale ressaltar que esse tipo é semelhante aos queijos holandeses como o gouda e convém degustá-lo com torradas e geléia de gengibre ou pimenta.

Já o Gran Caprino pode ser degustado com vinhos brancos estruturados e tintos de médio corpo, como os produzidos com as uvas syrah e malbec, uma vez que, similar ao Emmenthal e Maasdam, tem textura consistente, bela intensidade e persistência de sabor, com um fundo de boca levemente salgado e nota de especiarias, segundo Chaves. O queijo é excelente para acompanhar risotos e massas.



terça-feira, 9 de agosto de 2011

O LADO NEGRO DO ALHO

Não se sabe ao certo se foi inventado por coreanos ou japoneses. A iguaria é resultado de um longo processo de maturação, que muda a cor do alho e transforma o gosto em algo totalmente diferente, com sabor marcante e acidez pronunciada. Seu uso culinário é recente e vale a pena arriscar alguma receita com peixes ou massas, por exemplo. Pode ser comparado as deliciosas trufas.


Para quem quiser experimentar esta rara especiaria, a dica é o restaurante Bazzar, que oferece mignon  com gratinado de pupunha, grana padano e alho negro. 
  

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Osteria Dell’Angolo

Há 15 anos em Ipanema, o lugar é perfeito para degustar receitas clássicas do Norte da Itália. Alessandro Cucco comanda a cozinha, de onde saem maravilhosas especialidades.


Não dispense a seleção de antipastos sob nenhuma hipótese! Considerados um dos melhores da cidade, já recebeu  títulos como o Prêmio Rio Show de Gastronomia na categoria entradas. Entre as opções, berinjela à parmigiana, salada de frutos do mar, abobrinha, berinjela grelhada no azeite, berinjela à caponata, fritada de vegetais, feijão-branco com pedaços de atum e cebola adocicada, atum fresco com couve-flor, polenta ao gorgonzola, rodelas de mussarela de búfala, acompanhados de torradas e pães artesanais.


Depois aposte no risoto de lula na sua tinta, perfeito! Se preferir, opte por uma massa ou pelo peixe assado em crosta de sal grosso, são todos divinos.


Tiramisu de morango com licor de cassis é a dica para encerrar o percusro.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

IMPERADOR DO CAMARÃO EM MACEIÓ

Há 20 anos o Imperador do Camarão aportou na praia de Pajuçara, Maceió. O chef Maikel Brumatti, que já passou pela escola Hoffman, em Barcelona, trouxe técnicas refinadas e a casa é uma das mais requisitadas da região. Com ambiente agradável, à beira-mar, é possível degustar deliciosas receitas não só com camarões, mas também com outros crustáceos.


Há ainda um quiosque de apoio no calçadão da praia, para aqueles que não querem abrir mão do sol do Nordeste.


A casa é famosa por preparar casquinha de siri gratinada com catupiry e chiclete de camarão, que chega à mesa na companhia de arroz e batata palha. O cardápio também inclui o mix de frutos do mar, entre muitas outras especialidades.